domingo, 11 de novembro de 2012

Ponta Pé Inicial...

Viver fases faz parte de nossa vida, e nessas fases fazemos escolhas, escolhas essas que nos acompanharão por um bom tempo se não nos acompanharem o restante de nossa vida. Algumas dessas decisões tomamos quando vamos iniciar uma caminhada, seja ela uma carreira, uma profissão ou área específica.
Boa parte dos jovens se preocupam com suas carreiras profissionais, onde tem que decidirem logo cedo o que vão exercer por anos; muitos se veem indecisos e não sabem por onde começar, e por essa razão pensam que Administração é uma área fácil de estudar e ingressar carreira, mas acabam tendo uma experiência frustante por não se identificarem.
A Administração é um campo amplo, mas não é uma profissão fácil de ser exercida. Nesse tópico abordaremos alguns pontos iniciais da Teoria Geral da Administração para ajudar nas escolhas de quem está meio indeciso quanto a qual carreira seguir.

A Teoria Geral da Administração é um campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada: se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não lucrativas. Ela trata do estudo da Administração das organizações, isso quer dizer que, a ORGANIZAÇÃO é o objeto de estudo da Administração.

A Administração é uma palavra vinda do latim, que quer dizer:
 * ad - direção, tendência para;
 * minister - subordinação ou obediência.
Definimos o significado de Administração como: aquele que realiza uma função sob o comando de outrem - presta um serviço a outro.

Mas não para por aí, a Administração consiste em um processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.
Vamos ver esses quatro pontos importantes a serem desenvolvidos por um Administrador:
  • Planejar: visualizar o futuro, definir os objetivos e traçar o plano de ação para alcançá-los (viabilidade: saber o momento e/ou oportunidade certos para se fazer e obter resultado).
  • Organizar: estruturar os órgãos e cargos da empresa, definir as relações entre eles e definir os métodos do trabalho (hierarquia: define cargos, funções, departamentos etc).
  • Dirigir: conduzir e orientar o pessoal, fornecer meios de comunicação e liderança (nada mais é do que liderar).
  • Controlar: avaliar e verificar se o planejamento e organizado foi executado adequadamente (verificar se está correto).
As empresas não funcionam ao acaso e muito menos na base da improvisação; tudo nelas deve ser planejado, isto significa que as empresas precisam decidir antecipadamente o que pretendem e o que deve ser feito para atingir seus objetivos, trabalho executado pelo Administrador.
Portanto na Administração o ponto X é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. O Administrador é um intermediador entre a empresa e o funcionário, sabendo lidar com as pessoas para se ter o sucesso. Então, se o funcionário está bem, a empresa também está bem através do Administrador, já que ele equilibra tanto um lado quanto o outro, é a chamada relação ganha/ganha, onde todos saem ganhando.

Concluímos a ideia inicial da Administração como uma área para quem gosta do que faz e se importa com o bem estar das pessoas e da empresa. O serviço precisa ser feito sim, mas ele não esquece que está lidando com pessoas e não máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário